2000
Inaugura, na Oficina, a Praça Burle Marx, a partir de projeto paisagístico de Burle Marx.
Participa das seguintes exposições: Brennand, na Casa França Brasil (RJ), e Esculturas e desenhos, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, em Manaus (AM), ambas com curadoria de Olívio Tavares de Araújo; Os anjos estão de volta e Escultura brasileira na Luz, ambas na Pinacoteca de São Paulo; Arte erótica brasileira, na Galeria Nara Roesler (SP); Ferreira Gullar, 70 anos poesia & poesia, no Centro Cultural Memorial de Curitiba (PR); Brennand: a procura da forma, no Centro Educacional Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco (Cefet/PE), no Recife; Ateliê Pernambuco: homenagem a Bajado e acervo do Mamam no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães, no Recife (PE).
Participa do projeto Eu vi o mundo… Ele começava no Recife, que assinala os 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil. No molhe do Cais do Porto do Recife (PE), ergue o Parque das Esculturas e o monumento Torre de Cristal. Em frente, no Marco Zero, o piso da esplanada recebe a Rosa dos Ventos, de Cícero Dias, convidado para a mesma efeméride.
Geneton Moraes dirige o vídeo Francisco Brennand: Oficina de mitos, pelo Senac/Sesc de São Paulo.
Recebe a Medalha do Pacificador, pelo Ministério da Defesa do Exército Brasileiro, Comando Militar do Nordeste.
Publicação do livro Brennand: a matriz da vida, com texto da bióloga chilena Cecilia Toro e tradução para português de Weydson de Barros Leal.
2001
Na Fundação Júlio Resende (Valbom Gondomar, Portugal), entra em cartaz a individual Brennand no acerto com o mundo. No Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília (DF), participa da mostra Coleções do Brasil.
É lançado o curta-metragem Brennand: ovo omnia, com direção de Liz Donovan, no 5º Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira, em Portugal.
2002
Expõe na Galeria Marcus Vieira, em Belo Horizonte (MG), com a individual Francisco Brennand, bronze e cerâmica.
Recebe homenagem no 46º Congresso Brasileiro de Cerâmica, com o Título de Ceramista Emérito, pela Associação Brasileira de Cerâmica/ABC, em São Paulo.
Produz mural para a Praça das Águas em Boa Vista, no estado de Roraima.
2003
Inaugura, na Oficina, o Auditório Heitor Villa-Lobos — posteriormente renomeado de Teatro Deborah Brennand — e o espaço Accademia, destinado à exposição de suas pinturas e desenhos. O projeto é assinado pelo arquiteto Reginaldo Esteves, com luminotécnica original de Peter Gasper e acústica da arquiteta Maria Berenice Lins.
Na abertura, é apresentada a exposição Brennand: uma obra em perspectiva, com curadoria do escultor baiano Emanoel Araújo. Ambos os prédios possuem as formas inspiradas nos antigos galpões da Cerâmica São João. Na mesma ocasião, é lançado o livro Brennand desenhos, com textos de Weydson Barros Leal e fotografias de Helder Ferrer.
É publicada a tese de doutorado, de autoria de Marisa Bertoli, A sedução dos contrários na arte da América Latina: através da análise comparada da produção artística de Francisco Brennand e Gilvan Samico (Brasil), de Oswaldo Viteri (Equador) e de Gustavo Nakle (Uruguai), pela Universidade de São Paulo (USP).
Participa do Projeto BrasilianArt, na Almacén Galeria de Arte (RJ), e das exposições MAC USP 40 anos: interfaces contemporâneas, no Museu de Arte Contemporânea da USP, e Brecheret, Brennand, Sonia Ebling: esculturas, na Marcus Vieira Galeria de Arte, ambas na capital paulista.
Começa a elaborar peças para o Parque dos Poetas – Alameda dos Poetas, na cidade de Oeiras, em Portugal. Trata-se de uma homenagem a poetas e escritores representativos da língua portuguesa.
Envia para São Paulo (SP) a escultura Coluna da primavera, posta nos jardins de Roberto Burle Marx do Museu Brasileiro da Escultura e da Ecologia (Mube).
Participa do livro O olhar amoroso, de Olívio Tavares de Araújo.
Inaugura a Praça Gauguin na Oficina Francisco Brennand.
2004
O Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (PR), junto ao curador Emanoel Araújo, realiza a individual Brennand esculturas: o homem e a natureza.
Projeta obelisco de 10 metros em homenagem aos 350 anos da Restauração Pernambucana. O Obelisco da Restauração foi desenhado pelo artista e esculpido pelo português Francisco Nóvoa, em granito de Esposende, com projeto arquitetônico do português Maia Gomes. A peça foi instalada no Cais da Alfândega, no Recife (PE). Na Oficina Francisco Brennand, um obelisco com tamanho menor também é instalado em referência aos 350 anos.
2005
Participa da mostra Acervo 2005 no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado (MAB/Faap), em São Paulo (SP).
Participa da exposição Do barro ao barro, no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), no Recife (PE).
Criação da Associação dos Amigos da Arte Cerâmica de Francisco Brennand.
2006
Participa da exposição coletiva Territórios transitórios, com curadoria de Aluízio Câmara, no Palais de la Porte Dorée, em Paris, França.
As esculturas e os espaços da Oficina Francisco Brennand ilustram tiragens especiais das cartelas das Loterias da Caixa, na série Museus.
Início das filmagens do documentário Francisco Brennand, com direção de Marianna Brennand Fortes e direção de fotografia de Walter Carvalho.
No dia 8 de dezembro, o artista inaugura, na Oficina, a Capela Imaculada Conceição, projetada por Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Colonelli. No mesmo dia, é inaugurado, também na Oficina, o relógio solar, com projeto do arquiteto Fernando Almeida, e o Templo do Sacrifício, uma construção sem cobertas, como uma instalação ao ar livre, repleta de esculturas e murais que abordam temáticas relacionadas às grandes navegações e aos genocídios de povos latino-americanos.
Retoma com intensidade a escrita do seu diário O nome do livro e produz novos textos, agora com o título O nome do outro ─ início e fim de um solilóquio.
2007
Ano comemorativo aos 80 anos do artista, cujo aniversário é celebrado no dia 11 de junho.
Sua vida e obra são celebradas nas seguintes exposições: Francisco Brennand: flores, frutos, bichos e pássaros dos anos 60, 70 e 80, com curadoria de Emanoel Araújo, no Museu Afro Brasil (SP); e Brennand – 80 – Os desenhos, na Galeria Manuel Bandeira (RJ), anexa à Academia Brasileira de Letras (ABL), com curadoria do poeta Alexei Bueno.
Outras homenagens ocorrem no 7º Simpósio Internacional de Escultura do Brasil, em Brusque (SC); na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco; e na Câmara Municipal do Recife (PE).
A Oficina ganha uma instalação temporária ao ar livre intitulada Teorema.
2008
Defesa da dissertação Horror e encantamento na arte de Francisco Brennand: a dimensão mítica e ritualística e a visão trágica na obra do artista, de Alessandra Mello Simões Barbosa, na Universidade de São Paulo (USP).
Participa das exposições A arte que banha o Nordeste, no Palácio dos Bandeirantes (SP), e A alma gráfica – Brennand desenhos, na Caixa Cultural (SP) e (BA), com curadoria de Olívio Tavares de Araújo e curadoria adjunta de Weydson Barros Leal. Olívio e Weydson realizam, no mesmo ano, Brennand: uma introdução, com patrocínio do Banco do Brasil, em diferentes espaços culturais. Esta mostra itinera por Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG).
Participa do Salon des Beaux Arts 2008, no Carrousel Du Louvre, em Paris, França, com a escultura Os gêmeos.
2009
Na Oficina, reveste as 15 colunas do Pátio do Templo com cerâmica, em cima das quais coloca as esculturas do Pássaro implume. Nas colunas, coloca ainda frases suas.
É reinaugurado o Parque das Esculturas, no Marco Zero, após restauros.
A Junta de Preservação Histórica da Cidade de Miami, nos Estados Unidos, concede a categoria de monumento histórico às sedes sociais da empresa Bacardi, incluindo o prédio onde está o mural de Brennand, projetado nos anos 1960.