A Oficina Francisco Brennand lança um novo livro que sintoniza a trajetória cinquentenária do museu a novos horizontes. Com textos de mais de 20 autores, imagens históricas e ensaios visuais distribuídos em 304 páginas, “No labirinto do sonho – 50 anos da Oficina Francisco Brennand” historiciza, discute e traz novos prismas ao espaço criado por Francisco Brennand.

Clique aqui para comprar o livro.

A obra proporciona uma reflexão sobre meio século de um dos espaços artísticos mais emblemáticos do País, a partir de uma perspectiva porosa, capaz de engendrar um pensamento contemporâneo ao legado do ceramista, muralista, escultor, pintor, desenhista e escritor pernambucano, criador do espaço-monumento ao qual dedicou boa parte da sua vida, entre a Olaria, o Ateliê e os espaços abertos.

Com projeto gráfico assinado por Elaine Ramos (Cosac Naify, Ubu Editora), o livro é composto por textos de autores com diferentes atuações e saberes no segmento cultural. É costurado ainda pelos escritos de Francisco Brennand, através de fragmentos originais do seu Diário e de entrevistas. Comissionados pela Oficina e realizados no espaço, em diferentes épocas, os ensaios visuais compõem cadernos autorais de fotografias, assinados por Fritz Simons (1970-1980), Mauro Restiffe (2021), Ruy Teixeira (2021) e Sofia Borges (2021), respectivamente.

Os textos do livro são assinados por Ariana Nuala, Ariano Suassuna, Cecilia Toro, Cesar Leal, Eduardo Dimitrov, Emanoel Araújo, Fernando Almeida, Frederico Morais, Gleyce Kelly Heitor, Helcir Roberto, Henrique Falcão, José Brito, José Mendes, Júlia Rebouças, Julieta Gonzales, Lina Bo Bardi, Lívia Debbane, Marcelo Campos, Marcos Baptista, Maria Helena Brennand, Mariana Brennand, Marinez Teixeira, Neném Brennand, Olívia Mindêlo, Renato Carneiro Campos e Tiganá Santana. A organização e a produção editorial foram assumidas pela própria equipe da Oficina.